segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PSICOLOGIA : As 5 Formas de Saber

O conheciemento, seja qual for sua fonte, pode ser de cinco naturezas :
Senso Comum (saber do dia-a-dia, fruto da experiência cotidiana, sem muito rigor. É o saber que norteia a vida comum, a sabedoria popular). O senso comum possui 7 características : é pragmático (está voltado a questões práticas, do dia-a-dia); é imediatista (se dedica a resolver questões do aqui e agora); a-histórico(não reconhece as determinações hístóricas mais amplas que o determinam); fragmentário (falta-lhe coerência interna e criticidade); utilitarista (é verdadeiro o que dá certo); superficial (permanece na aparência dos fenômenos) e constrói saberes por meio de analogias e ultrageneralizações provisórias, baseadas em confiança, fé ou crenças.
Filosofia (mais abstrato que o senso comum, este saber tem por característica a reflexão, o questionamento, a crítica ao saberes estabelecidos. A Filosofia, tradicionalmente, aborda 5 temas gerais : estética, ética, política, metafísica e lógica. Tem por objetivo problematizar, criar questões, e sintetizar os saberes num todo coerente, a fim de se obter da inteligência a sabedoria)
Ciência (Método de saber que possui critérios e rigor em sua investigação e construção de saberes, propõe-se a responder as perguntas feitas pela Filosofia, e baseia-se em experimentação, na razão, na univocidade de seus conceitos, análise e síntese de conhecimento, replicação de resultados, quantificação,etc. Possui um lado pragmático, as tecnologias que produz para uso do homem; e outro político, que são as implicações dessas tecnoclogias e saberes nas esferas do poder).
Espiritualidade (Enquanto a Ciência está baseada na racionalidade, a espiritualidade, ou religião, ou misticismo, está baseada na percepção imediata, isto é, não-mediada pela razão, da realidade. Ou seja, está baseada na intuição. É um saber “do coração”. Da espiritualidade nasce a fé, e crenças que podem dar origens a filosofias de vida, religiões, misticismos, etc).
Arte (A arte possui um caráter polívoco. Isto é, sua produção tem múltiplos significados, “fala como muitas vozes”. A arte é uma forma de saber baseada na contemplação, busca, produção e expressão do Belo. A grosso modo, enquanto a Ciência baseia-se na razão, e a espiritualidade na intuição, a arte faz uso principalmente da emoção).
Mas, evidentemente, há formas híbridas de conhecimento. Assim, um texto de Shakespeare, iminentemente artístico, pode também ter um teor espiritual; ou uma filosofia pode fazer uso do senso comum; (bem como muitos poetas são místicos); ou um artigo escrito por Richard Dawkins pode ser científico e possuir um valor estético ou artístico).
Nenhuma forma de saber é inferior a outra. Entre elas há tão somente uma relação de diferença, não de hierarquia.

Nenhum comentário: